Últimas Notícias

APÓS TRÊS REBELIÕES, GOIÁS GARANTE VISITA DE CÁRMEN LÚCIA A PRESÍDIO

SEGUNDO ASSESSORIA DO GOVERNO DO ESTADO, TRABALHO NÃO SERÁ PARALISADO “POR MEDO”. SINDICATO TEME QUE PRESOS FIQUEM AINDA MAIS AGITADOS

                                                                      Daniel Ferreira/Metrópoles
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Cármen Lúcia, confirmou que irá a Goiás na segunda-feira (8/1) visitar o Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. A assessoria da ministra disse que, apesar de o estado ter registrado mais duas rebeliões — uma na quinta-feira (4) e outra na madrugada desta sexta (5) –, a agenda de Cármem Lúcia no local está mantida.
A preocupação do Sindicato dos Servidores do Sistema de Execução Penal de Goiás (Sinsep-GO) é que a visita tenha efeito oposto ao esperado, agitando os detentos, deixando o clima propício para novas rebeliões. Questionada, a comunicação do governador Marconi Perillo (PSDB) afastou essa possibilidade. Informou que o trabalho não será paralisado “por medo”.

Ainda de acordo com o governo de Goiás, houve apenas princípios de rebeliões de quinta-feira para cá e, portanto, o estado está seguro e “não em guerra”. A visita da ministra Cármem Lúcia teria sido combinada diretamente com Perillo. Os dois falaram longamente por telefone, na última quarta-feira (3).
A checagem no Complexo Prisional deverá ser acompanhada ainda pelos chefes do Legislativo e do Judiciário de Goiás, além do procurador-geral de Justiça, Benedito Torres, e da defensora pública-geral do estado, Lúcia Silva Gomes. No entanto, ainda não há uma agenda fechada.
Cármem Lúcia deverá deixar a Base Aérea de Brasília por volta das 6h de segunda-feira. A visita ao complexo prisional ocorrerá ainda pela manhã e, na sequência, haverá um encontro na sede do governo local, Palácio das Esmeraldas, podendo terminar com um almoço.
Também na semana que vem, a presidente do STF pretende se reunir com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, e com os governadores de todos os estados e do Distrito Federal. Eles irão tratar sobre segurança pública. Marconi Perillo vem batendo na tecla de que o problema é nacional e não apenas em Goiás.
CRISE EM GOIÁS

A primeira rebelião em Aparecida de Goiânia ocorreu na tarde de 1º de janeiro deste ano. Conforme a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás (SSPAP-GO), presos da ala C, da Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto, invadiram as alas A, B e D. A motivação dos ataques seria uma rixa entre grupos criminosos. Nove detentos morreram carbonizados. Destes, dois foram decapitados. Outros 14 ficaram feridos e mais de 80 continuam foragidos.
Na quinta, o segundo motim foi registrado no mesmo presídio. De acordo com a SSPAP-GO, presos da ala C queriam novamente invadir as demais. Houve ainda a tentativa de explosão de uma granada e troca de tiros, no entanto, a situação foi contida pelas forças de segurança por volta das 21h.
Na madrugada desta sexta (5), nova rebelião foi registrada, desta vez na Penitenciária Odenir Guimarães (POG), unidade de regime fechado. Não houve feridos. O conflito começou por volta das 4h30 e tiros foram ouvidos. A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) informou que o Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope), com apoio da Polícia Militar, invadiu o presídio e retomou o controle do local.
A situação em Aparecida de Goiânia é conhecida ao menos desde 2015, quando um relatório da Corregedoria-Geral de Justiça do TJ-GO apontou a precariedade da situação do sistema de cumprimento de pena no regime semiaberto, com o risco de novas rebeliões. No ano passado, Cármem Lúcia teria agendado uma visita ao local, mas resolveu adiar a pedido do governo do estado, que prometeu construir uma nova penitenciária.
_____

Para meditar: “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear isso também colherá. “ (Gálatas 6.7).
 _____

TV MÁRIO PRATA-PORTAL POLICIAL (61) 99142-6437 WHATSAPP / PLANTÃO 24 HORAS.
_____

Postado em: 05/01/18
_____

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TV Mário Prata

TV Mário Prata Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Imagens de tema por rion819. Tecnologia do Blogger.